sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Registro do chopim-do-brejo [ Pseudoleistes guirahuro (Vieillot, 1819) ]

Chopim-do-brejo

O chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro) é uma ave passeriforme da família Icteridae. Também conhecida por pássaro-preto-do-brejo, dragão-do-brejo, melro-amarelo, melro d’angola, melro mineiro, melro-pintado-do-brejo ou mesmo pássaro-preto-soldado.

Características

É uma ave de canto melodioso, que é um assobiar forte. Dragona, uropígio, barriga e lado inferior das asas amarelos, bico preto e pontiagudo, tornam fácil sua identificação. Possui o olho anegrado. Espécie do Brasil central e meridional com cerca de 24cm e 70g.

Alimentação

Alimenta-se de grãos e sementes que encontra nos brejos.

Reprodução

Seu ninho é como uma cesta aberta, pesada, pela grande quantidade de barro que deposita em seu fundo, e onde cria de dois a três filhotes. Tem em média 2 ninhadas por estação.

Hábitos

Quando o bando muda para outro local, costumam cantar em vôo. Vivem nos brejos, na várzea com capim alto, quase sempre em bandos. É freqüente alguns indivíduos cantarem juntinhos, pousados a um palmo de distância um dos outros.

Distribuição Geográfica

Ocorre no sul do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e no Estado de Minas Gerais.

Referências

Wikiaves- a enciclopédia das aves do Brasil - disponível em http://www.wikiaves.com.br/chopim-do-brejo Acesso em 15 out. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário